segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fé x Religião

Ultimamente tenho encontrado pessoas de diferentes meios que tem em comum o questionamento sobre ter ou não uma religião, além de pertencer ou não a ela. Bem, muito se fala sobre intolerância religiosa, sobre a importância de respeitar as crenças alheias, mas será que de fato existe um respeito?
Image Google

Já estive em diferentes religiões que você imaginar, participei de algumas delas, mas hoje me identifico espiritualista. Faço parte de um lugar, ali me encontrei.
Não sei como você ver Deus, Jesus Cristo, Buda ou tantos outros líderes religiosos que apareceram no decorrer da história. Acredito que o vínculo que se estabelece com cada um destes são pessoais e intransferíveis. Cada pessoa que conheço me faz acreditar que ter fé ou ser alguém de fé é individual e então me pergunto:
Para que se discutir fé e religião? Levando em consideração que possui significados diferentes, ainda assim até a interpretação é individual. Não há a certeza de nada, do que é real ou imaginário. O que fico preocupada é quando encontro pessoas que discutem a fé das outras e leva ao extremo de odiar o outro por não fazer parte da mesma linha de pensamento. Para mim tudo é importante e válido. Procuro não fazer valor de julgamento ao ser humano.
Não sei se é certo ou errado, o que sei é que mais importante de tudo é aprender o respeito ao próximo. É acreditar que relações humanas precisam de limite e consideração e muitas vezes temos comportamento que agride o próximo e a nós mesmo.
Para mim religião não faz sentido, mesmo com o propósito de religar as pessoas, apenas funciona para estabelecer ligações entre pessoas com a mesma crença.
Então, voltamos ao ponto inicial. A intolerância, o julgamento, o egoísmo, a vaidade que fazemos questão de colocar na frente quando tentamos impor aquela verdade como única. Mas que verdade é esta?
Sempre pergunto as pessoas: você viu Jesus Cristo ser pregado, crucificado e apedrejado? Porque eu não vi, mas as pessoas acreditam na fé dos ensinamentos que estão ai na Bíblia Sagrada.  Que através de parábolas descreve uma vida, uma morte e uma ressurreição.
Fé algo que não se vê e não se pode tocar, apenas sentimos em nós da nossa forma e com aquilo que decidimos acreditar.
Viva a cada pessoa e sua fé individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário